Consultas

CONSULTÓRIO

Endereço
Rua Santos Dumont, 172 - sala 902
CEP 96020-380 - Pelotas/RS
(53) 3225.5300 - 3225.9300

Exames

SANTA CASA

Endereço
Rua Praça Piratinino, 53 - sala 06
CEP 96015-290 - Pelotas/RS
(53) 3284.4737 - 3028.2960

Colonoscopia

COLONOSCOPIA?

Introdução



Você será submetido ao exame de videocolonoscopia, que permitirá visualizar as paredes internas do intestino grosso através de um tubo flexível chamado colonoscópio, que será introduzido através do ânus. Este exame é praticado sob sedação-analgesia e/ou anestesia dura cerca de 20 a 45 minutos. É um exame seguro e bastante confortável. Você deverá ir acompanhado de um familiar e após o exame você permanecerá na sala de recuperação por alguns minutos. Neste dia você não poderá dirigir, trabalhar, assinar documentos e tomar decisões importantes.


O que é colonoscopia?



Colonoscopia é um procedimento que permite que seu médico examine a parede do cólon (intestino grosso) a procura de anormalidades, inserindo um tubo flexível com espessura semelhante à do seu dedo indicador, através do ânus e avançando lentamente pelo reto, cólon (esquerdo e direito) e íleo terminal (última porção do intestino delgado).

Preparo:

O cólon deverá estar totalmente limpo para que o exame seja completo. O seu médico lhe dará instruções detalhadas sobre as restrições alimentares e preparo do cólon a ser seguido. Geralmente o preparo consiste no consumo de grande volume de uma solução especial e ou de líquidos claros, laxantes e enemas por alguns dias antes do exame. Siga cuidadosamente as instruções. Caso contrário, o exame poderá ser cancelado e repetido mais tarde. Na necessidade de novo agendamento do exame devido ao preparo inadequado, isto lhe representará um custo adicional ou nova solicitação de autorização para segunda liberação pelo seu convênio. Lembre-se que cada serviço de endoscopia ou cada médico possui uma forma particular de preparo dos cólons.

Medicamentos de uso habitual?

A maioria dos medicamentos deve ser usado como de costume, porem alguns podem interferir no preparo ou no próprio exame. É importante informar seu médico quais os medicamentos que costuma usar, assim como sobre qualquer alergia.
SUSPENDER 7 dias antes do exame o uso dos medicamentos como: anticoagulantes, aspirinas, medicamentos à base de ferro e anti-inflamatório. E no dia do exame não fazer uso de medicamentos para diabetes como: insulinas ou hipoglicemiantes e medicamentos para artrite. Avise o médico se estiver o utilizando medicamentos que alteram a coagulação como: aspirina, AAS, Clopidogrel, Ginkgo Biloba e outros similares.

O que se espera do exame?

A colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente causa dor. Há, frequentemente, sensação de pressão, inchaço ou cãibra em alguns momentos do exame. O seu médico lhe aplicará uma medicação intravenosa que o ajudará a relaxar e suportar melhor qualquer desconforto. Você ficará deitado de lado ou de costas enquanto o colonoscópio é avançado vagarosamente através do intestino grosso. Chegando-se ao íleo terminal ou ao ceco (última porção do cólon direito) o aparelho começa a ser retirado e o intestino vai sendo reexaminado. O exame geralmente duro de 20 a 45 minutos. Em alguns casos não é possível a passagem do colonoscópio através da junção do intestino grosso com o delgado (região do íleo terminal) ou dá junção do cólon sigmoide com o reto. Neste caso será decidido se há necessidade de outros exames para completar a investigação.

E se for detectado algo anormal durante a colonoscopia?

Se o seu médico achar que há necessidade de uma avaliação mais detalhada de determinado local do seu intestino, será passada uma pinça através do colonoscópio para que seja feita uma biópsia. O material será enviado ao laboratório de patologia para análise.
Caso a colonoscopia esteja sendo realizada para identificar áreas de sangramento, estas poderão ser controladas através da injeção de certos medicamentos ou pela coagulação (fechamento de vasos sangrantes através do calor) durante o exame. Os pólipos ao serem encontrados, geralmente são removidos. Normalmente nenhum desses procedimentos causa dor. Lembre-se: as biópsias são feitas por vários motivos e não significa necessariamente, que se suspeita de câncer.

O que ocorrerá após a colonoscopia?

Após o exame o médico lhe informará sobre o resultado. Se tiver recebido sedativos deverá ser acompanhado até sua casa, pois estes podem causar distúrbios de consciência e diminuição dos reflexos pelo resto do dia. Não será permitido dirigir ou operar máquinas após o exame. Você poderá sentir cãibras ou empachamento devido ao ar introduzido no seu cólon (intestino grosso) durante o exame. Estes desaparecerão rapidamente após a eliminação de flatos (gases). Geralmente é permitida a alimentação após o exame, mas o seu médico poderá restringir a sua dieta e suas atividades, principalmente após a polipectomia.

Pólipos:



O que são pólipos e por que eles são removidos?

Pólipo é crescimento anormal da parede do intestino, com tamanhos variados, desde pequeno a maiores com alguns centímetros. A maioria é benigna (hiperplásicos), mas nem sempre o médico pode diferenciá-lo dos malignos (câncer) só pela sua aparência. Por isso, quando removidos são encaminhados para análise laboratorial.



Como são removidos os pólipos?

Pequenos pólipos podem ser totalmente destruídos por fulguração (queimadura), porém os maiores são removidos por polipectomia ou mucosectomia. Na polipectomia é passado um laço de metal através do colonoscópio e cortada a junção do pólipo com o intestino usando corrente elétrica. Você não sentirá dor. Há um pequeno risco de sangramento ou queimadura da parede do intestino, levando a perfuração, que podem necessitar de uma cirurgia de emergência.



Complicações



Quais as possíveis complicações de colonoscopia?



A colonoscopia e a polipectomia geralmente são seguras, quando realizadas por médico treinado, experiente e qualificado, você pode comprovar os profissionais que a Sociedade Brasileira de Endoscopia conferiu o título de especialista juntamente com a Associação Médica Brasileira (http://www.sobed.org.br).
Uma complicação possível é a perfuração do intestino, que pôde necessitar de cirurgia. Pode haver sangramento no local da biópsia ou da polipectomia. Este geralmente é de pequeno volume e para por si mesmo ou em alguns casos pode ser controlado através do colonoscópio. Raramente será necessária internação, transfusão sanguínea ou cirurgia. Outros riscos incluem reação aos sedativos usados e complicações cardíacas ou pulmonares. Pode haver irritação no local onde foi aplicada a medicação intravenosa, mas está logo estará resolvida. A aplicação de compressas mornas aliviará os sintomas.
É importante que você reconheça alguns sinais precoces de certas complicações. Entre em contato com o médico que realizou o exame caso note alguns dos sinais ou sintomas como: dor abdominal intensa, febre, calafrios ou sangramento retal em quantidade maior que meia xícara.



Observações



-Favor trazer exames já realizados anteriormente;


-Aos pacientes particulares, no custo básico do exame, não está incluindo procedimentos adicionais, que lhe serão cobrados posteriormente. Por exemplo biopsias, polipectomias entre outros;


-No dia do exame não use maquiagem, joias, unhas pintadas, esvazia a bexiga antes de sair de casa. Vista-se de forma pratica e confortável;


-Visando a sua segurança no seu retorno para casa, solicitamos que o senhor (a), venha acompanhado por um familiar ou pessoa responsável. Estando desacompanhado, poderá ter seu exame cancelado;


-Não esqueça seus documentos de identidade e de seu convênio.


-Você e seu acompanhante não devem trazer pertences que atrapalhem sua condução de retorno para casa com bolsas, malas, maletas, cuias e garrafas térmicas.


-Lembre-se que ao sair, você portará exames prévios, laudo do exame atual e um número variável de frascos de biopsias a serem encaminhados para laboratório de patologia.


-Não esqueça de levar o laudo do exame ao médico solicitante.



Imprima aqui seu preparo


Em caso de dúvidas estamos à disposição das 8 às 18hs de segunda a sexta-feira através dos contatos abaixo:

Praça Piratinino de Almeida, 53 – Sala 6 – Centro – 96015-290 – Pelotas/RS – entrada pela Neto Fone: 53- 3284-4737 – 53-30282960 iecadpel@hotmail.com.br – CNPJ 06.020.578/0001-96. Site: www.clisad.com.br – Facebook: clisad